segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

POLICIAL: AÇÕES DO 6º BPM


20/01/17 – Sexta-feira

6º BPM APRESENTA HOMEM À DELEGACIA POR HOMICÍDIO

Policiais do Pelotão de Queimadas, na tarde de sexta-feira, apresentaram à Delegacia, um homem por homicídio.

Por volta das 16 horas, policiais do Pelotão de Queimadas, foram informados por populares que na Avenida Paulista, em um Curtume abandonado, havia um homem pendurado em uma corda, com sinais de enforcamento, imediatamente, os policiais se dirigiram ao local, ao chegarem lá, constataram a veracidade da informação, encontrando pendurado o corpo - sem vida - de um adolescente, de 17 anos, os policiais, foram informados no local, que o autor do crime teria sido um homem, de 19 anos, o qual foi localizado, após realização de diligencias.

Os policiais apresentaram o acusado na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.

6º BPM APRESENTA MENOR À DELEGACIA POR POSSE DE ENTORPECENTE

Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na tarde de sexta-feira, apresentaram à Delegacia, um menor por posse de entorpecente.

Por volta das 16h50, policiais da 1ª Companhia, quando faziam ronda pelo bairro do Derba, encontraram, em atitude suspeita, dois menores, um de 14 anos e outro de 17 anos, ao abordarem os adolescentes, encontraram na mochila do menor, de 14 anos, uma pequena quantidade (cerca de 50 gramas), de uma erva análoga a maconha.

Os policiais apresentaram o menor e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

6º BPM CONDUZ TRIO À DELEGACIA POR AGRESSÃO FÍSICA

Policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas - ROCAM, apoiados por policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na noite de sexta-feira, apresentaram à Delegacia, dois homens e uma mulher por agressão física.

Por volta das 19h30, policiais da ROCAM e 1ª Companhia, conduziram à Delegacia dois homens, um de 40 anos e outro de 20 anos, e uma mulher, de 49 anos, por terem agredido fisicamente, uma mulher, de 38 anos, o fato aconteceu no bairro Barbosa Santos, após desentendimento do trio com a vítima.

Os policiais apresentaram os acusados e a vítima na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

21/01/17 – Sábado

6º BPM APRESENTA HOMENS À DELEGACIA POR POSSE DE ENTORPECENTE

Policiais da 5ª Companhia/Filadélfia, na tarde de sábado, apresentaram à Delegacia, dois homens por posse de entorpecente.

Por volta das 12h05, policiais da 5ª Companhia, durante a realização de ronda pelo centro da cidade, encontraram dois homens em atitude suspeita, sendo um de 28 anos e outro de 24 anos, ao abordarem os homens, encontraram com os mesmos uma pequena quantidade de erva análoga a maconha.

Os policiais apresentaram os homens e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas pertinentes.

22/01/17 - Domingo

6º BPM APRESENTA MULHER À DELEGACIA POR LESÃO CORPORAL

Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional - CETO, na manhã de ontem, apresentaram à Delegacia, uma mulher por lesão corporal.

Por volta das 7 horas, policiais da CETO, foram acionados pelo CICOM, a fim de averiguarem um ocorrência de agressão física, no bairro Santa Helena, ao chegarem no local, os policiais encontraram um homem, de 28 anos, com ferimentos no braço esquerdo, provocados por arma branca, segunda a vítima, a autora das lesões, foi sua esposa, uma mulher, de 38 anos, que além de lhe ferir fisicamente, também, danificou o seu veículo.

Os policiais apresentaram a acusada e a vítima na Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

6º BPM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE ENTORPECENTE

Policiais da 5ª Companhia/Filadélfia, na manhã de ontem, prenderam um homem por tráfico de entorpecente.

Por volta das 11 horas, policiais da 5ª Companhia, faziam ronda pelo bairro Novo, quando avistaram dois homens, um de 19 anos e outro de 18 anos, em atitude suspeita, ao abordarem a dupla, encontraram com o homem de 19 anos, trouxinhas de erva análoga a maconha e R$ 106,00.

Os policiais apresentaram os acusados e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.

23/01/17 - Segunda-feira

6º BPM CONDUZ HOMEM POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO E AMEAÇA

Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na madrugada de hoje, conduziram à Delegacia, um homem por perturbação do sossego alheio e ameaça.

Por volta de 0h05, policiais da 1ª Companhia, após serem acionados pelo CICOM, a fim de verificarem uma ocorrência de perturbação do sossego alheio, no bairro Santos Dumont, conduziram à Delegacia um homem, de 34 anos, que, além de, estar perturbando o sossego da vizinhança, ouvindo som a toda altura, ameaçou com uma faca, uma das vizinhas que reclamou do som muito alto.

Os policiais conduziram o acusado e a vítima para a Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis.

SECOM 6º BPM

ANNE ANDRADE APONTA PRINCIPAIS ERROS DE MAQUIAGEM


Iluminador, corretivo, pincéis chanfrados e kabuki e diferentes tipos de paletas. Se você nunca ouviu falar de pelo menos a maioria desses materiais, há uma grande possibilidade de cometer erros ou que nas fotos fique evidente que seu rosto fique com aspecto esbranquiçado.

Errar na cor e na aplicação de alguns itens de maquiagem é mais comum do que se imagina e pode estragar completamente o visual. "Conhecer e usar corretamente os materiais é um ponto crucial para evitar erros, bem como estudar o que combina com cada cor de pele e idade da mulher vai facilitar demais na hora de se maquiar.", alerta a maquiadora profissional, Anne Andrade.

Confira os principais erros de beleza listados por ela e veja como fugir deles. Acredite, é muito provável que você já tenha cometido pelo menos um desses erros.


Iluminador no lugar errado Muitas mulheres acham que o iluminador deve ser utilizado em pontos fixos, quando, na verdade, ele precisa ser usado em locais estratégicos. "O que você viu na internet, muitas vezes pode não ficar bom em você. O ideal é identificar os pontos que você mais gosta e destacar a beleza deles com o iluminador", explica Anne Andrade.

Corretivo na cor errada Cada tom de pele precisa de um corretivo de uma cor diferente. O principal erro nesse quesito é o exagero na cor, que resulta em um aspecto de "panda invertido" – contorno do olho mais branco do que o restante da pele. "Essa região já tem uma cor diferente da pele do rosto, por isso, é fundamental testar o produto antes de comprar e procurar um que seja o mais parecido possível com a cor da base.", ressalta.

Lápis preto na sobrancelha O preenchimento da sobrancelha com um lápis é um excelente recurso para esconder falhas e valorizar o formato, entretanto, é preciso ter cuidado para não exagerar. "É comum que muitas mulheres queiram destacar as sobrancelhas, mas o lápis preto deixa o olhar pesado, caído e artificial. A dica é utilizar um lápis ou sombra marrom ou um lápis 2B para preencher os pelos com mais naturalidade, independentemente da cor do cabelo", pontua.

Base na cor errada Se você testa a base no punho na hora de comprar, possivelmente não escolheu o tom ideal para a sua pele, já que a cor do rosto e do restante do corpo não são exatamente iguais. "No verão é muito comum que as mulheres continuem usando a mesma base do ano inteiro. Isso é um erro grave: quando você ficar bronzeada, sua base de sempre vai parecer muito clara e vai destoar do pescoço e colo. É bom ter uma base para o inverno e outra para o verão", alerta.

Blush no lugar errado Embora o erro mais "clássico" na hora de usar blush seja o exagero, Anne Andrade ressalta que a região do rosto onde o produto é aplicado também detona o resultado. "O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto em direção as laterais, em um movimento diagonal, mas o que muitas pessoas fazem é aplicar o produto com movimentos circulares, que deixa o produto em formato de bola", explica.

Esfumado muito escuro O “smokey eye” é uma das principais tendências de maquiagem atuais, mas também precisa ser usado com cuidado. O maquiador não recomenda a utilização de base preta, que pode deixar o olhar muito pesado e, para quem tem muita olheira, com uma aparência de panda. "O esfumado precisa ser suave, sem linhas marcadas e sem deixar um borrão muito escuro em volta dos olhos", afirma.

Seguir tendências indiscriminadamente Cada mulher precisa se conhecer e perceber o que combina ou não com seu estilo e tipo de beleza. “Nem tudo o que aparece com as estrelas ou celebridades que a gente vê por aí vai dar certo com a pessoa. O que pode-se fazer – e é mais honesto e original - é adequar as tendências ao seu tipo de rosto e beleza e se tornar um diferencial nos eventos que participar”.

Estúdio de beleza

O Anne Andrade Beauty Studio engloba serviços de maquiagem, design de sobrancelhas e cabeleireira de alto padrão em um só lugar.

Para agendar os seus serviços, basta ligar ou entrar em contato pelo Whats App: (74) 99920-1605. Se você quiser conferir alguns de seus serviços, basta curtir e seguir Anne Andrade no Facebook e no Instagram.

Facebook: https://www.facebook.com/anneandrademakeup/
Instagram: @lucianne_andrade

EMPREGO: OPORTUNIDADE DE EMPREGO EM BONFIM


DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/SAC – Sr.do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:

 Torneiro Mecânico

Ensino Médio Completo;
Experiência na área.

 Assistente Administrativo

Ensino Superior Incompleto;
Estágio

 Agente de Crédito

Ensino Médio Completo;
Experiência com Vendas.

 Massoterapeuta

Experiência na área.

 Cabeleireiro

Experiência na área

 Manicure

Experiência na área.

 Auxiliar de Disciplina

Ensino Médio Completo;
Experiência na área;
Residir na cidade de Andorinha-Ba

POLPAS JEQUITIBÁ - MISTURE SABORES E TENHA SEU SUCO EXCLUSIVO


Já provou abacaxi com hortelã? E goiaba com manga? Algumas pessoas torcem seu rosto para algumas mudanças, no entanto, misturar pode nos trazer deliciosas surpresas. Seguem algumas testadas e indicadas pelos consumidores.


Abacaxi com maçã e gengibre - Bata no liquidificador uma polpa de abacaxi, 1 maçã sem sementes e 2g de gengibre.
Maracujá com banana - Bata 1 banana nanica, 1 polpa de maracujá e 350ml de água.
Acerola com laranja - Bata uma polpa de acerola com 100ml de suco de laranja e ½ copo de água.
Manga com laranja - Bata 1 polpa de manga com 1 copo de suco de laranja.
Goiaba e maçã - Bata 2 polpas de goiabas com 1 maçã grande e 1 litro de água.
Laranja com morango - Bata o suco de 6 laranjas com 6 morangos médios. Coe. Adoce só se necessário. Sirva com gelo.
Laranja com mamão - Bata o suco de 6 laranjas com a 1 mamão médio (sem a casca) picado. Coe e adoce só se necessário. Sirva com gelo.
Melancia com kiwi e maracujá - Bata 300g de melancia com 2 kiwis e uma polpa de maracujá. Coe e adoce se necessário.
Abacaxi, acerola e hortelã - Bata polpa de abacaxi com uma polpa de acerola acerolas, 1 colher (sopa) de folhas de hortelã e 500ml copo de água.
Melancia com gengibre - Bata 3 fatias de melancia e 1 colher de chá de gengibre ralado. Coe se necessário. Sirva com gelo.
Açaí com banana e laranja - bata 200 g de polpa de açaí congelada com 400 ml de suco de laranja e 2 bananas prata. Está pronto para ser tomado.
Umbuzada – conhecida pelas maioria das pessoas, com uma polpa de umbu e 250ml de leite fazem uma refrescante combinação;
Cupuaçu com umbu – duas polpas de cupuaçu e uma de umbu fazem um suco maravilhoso;
Cacau com água de coco – ao invés de colocar água, experimente substituir com água de coco;
Frutas amarelas – polpas de manga, maracujá e cajá fazem uma mistura interessante;
Frutas vermelhas – acerola, goiaba e morangos com leite condensado são uma delícia.
Cupuaçu e uva – uma polpa de cada sabor lhe darão uma sensação bem refrescante.
O importante neste calor é testar e provar. Se Conhece alguma combinação para compartilhar com a gente, poste no Facebook das Polpas Jequitibá Bonfim.

Sobre as Polpas Jequitibá

Você encontra as Polpas Jequitibá em vários mercados de Senhor do Bonfim ou pedindo pelo Whats App (74) 99908-9659 ou (74) 99920-1605.

São 14 sabores disponíveis: abacaxi, acerola, açaí, cacau, cajá, caju, cupuaçu, goiaba, graviola, manga, maracujá, tamarindo, umbu e uva. Os preços variam a partir de R$ 0,60, no atacado, buscando na distribuidora.

Curta e siga Polpas Jequitibá Bonfim no Facebook e Instagram para receber dicas e participar de promoções especiais.

Facebook: https://www.facebook.com/polpasjequitibabonfim/
Instagram: @polpasjequitibabonfim

SUSPEITOS DO ASSALTO NA AVENIDA SALVADOR SÃO INOCENTADOS NO INQUÉRITO POLICIAL E AUTORES CONTINUAM LIVRES


Aconteceu no último dia 14 de janeiro um assalto na Avenida Salvador, que resultou em uma vítima com a perna fraturada causada por disparo de arma de fogo de um dos bandidos, dinheiro roubado, tentativa de latrocínio e duas pessoas presas.

Após ser ferido na ação criminosa, a vítima Robson foi socorrida ao HDAM, e já por volta das 19h30min, dois jovens, Josivan Souza e Carlos Alexandre foram atendidos também na mesma casa de saúde, vítimas de uma colisão entre uma moto Bros e um cavalo na BA 131, próximo ao EBAL. Naquela casa de saúde Robson disse à PM que havia reconhecido um dos rapazes, e após o atendimento médico, os dois foram presos como suspeitos, mediante o reconhecimento de Robson.

No decorrer das investigações o SI – Serviço de Investigação da DT/Bonfim colheu imagens de câmeras no perímetro do crime, e de cara a moto utilizada pelos bandidos não condizia com a dos suspeitos, também em depoimento um parente de Robson disse ao Delegado Marcone Almino que havia mordido as costas de um dos bandidos durante a luta corporal, e nenhum dos suspeitos apresentava marcas semelhantes. Também o Delegado Marcone esteve na cidade de Petrolina para onde Robson foi levado devido a fratura no fêmur, e lá mostrou imagens dos dois suspeitos que não foram reconhecidos por ele, nem pelo parente de Robson.

Por fim o inquérito policial não aponta a autoria da tentativa de latrocínio para os rapazes custodiados, e ainda nesta segunda-feira (23), o Delegado que preside o inquérito irá encaminhar o relatório para o Ministério Público, que tomará as devidas medidas e uma delas pode ser a libertação dos suspeitos.

Maravilha Notícias

RELIGIÃO: SHALOM REALIZARÁ EVENTO "RENASCER" DE 26 A 28 DE FEVEREIRO EM BONFIM


ITIÚBA: IBAMA DERRUBA BARRAGENS DOS POVOADOS DE VÁRZEA CUMPRIDA E ALTO SÃO GONÇALO


O Ibama pegou os moradores dos Povoados do Alto de São Gonçalo e de Várzea Cumprida de surpresa e passou a derrubar as barragens feitas represando a água do Rio Itapicuru Açu.

Por toda a extensão do Rio se verifica que moradores de povoados costumam erguer pequenas barragens, no intuito de represar a água, não apenas para consumo como também auxiliando-os em pequenos focos de irrigação.

Acontece que o número tem crescido a cada dia, e segundo o IBAMA prejudica o fluxo normal do Rio Itapicuru. A entidade acredita que prejudica a grande maioria da população ribeirinha.

E realmente foi uma revolta geral da população dos Povoados de Várzea Cumprida, e Alto São Gonçalo. A ordem é destruir todas as barragens feitas ilegalmente, sem a prévia autorização e licença do IBAMA.

Portal da Bahia

HOJE TEM COXINHA POR APENAS 1 REAL NA SUPER COXINHA, VAI LÁ


POLICIAL: HOMEM FOI PRESO TENTANDO FURTAR APARELHO DE SOM EM VEÍCULO EM PINDOBAÇU

Nesse domingo (22), foi preso em flagrante tentando furtar um aparelho de som do veículo Gol de cor branca, pertencente ao senhor Silvanio, o meliante identificado como RODRIGO DA CONCEIÇÃO, segundo a vítima, o bandido foi surpreendido tentando furtar o aparelho de som de seu carro, no povoado de Itapicuru - Pindobaçu.

Após a tentativa o bandido saiu correndo sendo alcançado e populares tentaram linchá-lo, o mesmo foi apresentado na Delegacia de Bonfim, antes ele havia sido medicado no hospital daquela cidade.

Maravilha Notícias

CLÍNICA DOS NOTEBOOKS


POLICIAL: CRIANÇA DE 08 ANOS MORREU AFOGADA NO CLUB PILAR


No início da tarde desse domingo (22), a criança ALAN GUSTAVO TEODÓRIO GOMES,  de apenas 08 anos de idade, faleceu Às 14h29min na piscina do Clube Pilar, no Distrito de Pilar - Jaguarari.

O caso foi registrado na sede da 19ª Coorpin de Senhor do Bonfim.

Maravilha Notícias

FLEXIBILIDADE PARA SUA VIDA E QUALIDADE PARA SUA CARREIRA

Estrutura de primeira com laboratórios e salas de aula equipadas. Tecnologia e inovação que potencializam seu ensino.
Aqui seu esforço ganha força.
vestibulares.br


POLICIAL: POLÍCIA PRENDEU AUTORES DE ESPANCAMENTO QUE GEROU A MORTE DE VÍTIMA EM PINDOBAÇU


No último dia 18 de janeiro, Policiais Civis da 19ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial de Pindobaçu-BA, em cumprimento ao Mandando de Prisão Preventiva, expedido pelo Juízo Criminal da Cidade de Pindobaçu – BA, localizaram e prenderam ALAN LINO DE SOUZA, 19 anos, e ELTON SANTOS ALMEIDA, 19 anos, os quais são acusados de no dia 30 de outubro de 2016, por volta das 18:00hs, no Povoado de Itapicuru, em Pindobaçu, juntamente com um terceiro individuo terem espancado de forma vil a vitima AGENARIO NASCIMENTO ALMEIDA, o qual devido as lesões sofridas foi hospitalizado em Petrolina-PE, vindo a óbito dias depois em decorrência das referidas lesões. Os acusados ALAN e ELTON estão presos na carceragem da cidade de Senhor do Bonfim, a disposição da Justiça.

ASCOM 19ª COORPIN

BONFIM: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SENHOR DO BONFIM REALIZA CAMPANHA DE MATRICULAS 2017 NO DISTRITO DE IGARA


Aconteceu neste domingo(22), no distrito de Igara, mais uma ação de divulgação da campanha de matricula 2017 da rede municipal de ensino. Com o slogan “Vem, traz mais um! A escola municipal está mudando pra melhor”, membros da Secretaria de Educação - SEMED montaram um stand na feira livre onde disponibilizaram jogos educativos e distribuíram panfletos informativos. A ação realizada em todo o município tem como objetivos informar sobre os procedimentos de matrícula e resgatar a participação do alunado nas escolas municipais.

A Secretaria de Educação informa a população bonfinense que as matrículas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e programa de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA encontram-se abertas. No ato da matricula são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, documento do responsável (CPF ou identidade), comprovante de residência, 02 fotos 3x4, Xerox do cartão do Bolsa Família, cartão de vacina e transferência ou declaração. As matrículas devem ser realizadas preferencialmente nas escolas mais próximas das residências dos alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno (no caso do EJA).

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. O EJA é o novo nome do antigo supletivo, que quer garantir que os recém-alfabetizados não voltem a ser analfabetos. São pessoas que, geralmente, fracassaram no sistema escolar, já com histórias de vida, com conhecimentos próprios e que têm pressa para aprender.

Estiveram presentes a Secretária de educação - Cristiane Maia, o Secretário de Infraestrutura – Ivan Barbosa, o Vereador Mimo de Igara, além de coordenadores, diretores e professores.

ASCOM PMSB

POLICIAL: GAROTO DE 17 ANOS É ENCONTRADO ENFORCADO EM QUEIMADAS E SUSPEITO JÁ ESTÁ PRESO


O adolescente José Raimundo dos Santos Júnior, de 17 anos, conhecido como ‘Zé Bedeu’, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (20), na área pertencente a um curtume na Avenida Paulista, na cidade Queimadas.

A polícia trabalha com hipótese de homicídio. A vítima, que tinha histórico de furtos e roubos em Queimadas e Santaluz, foi encontrada enforcada e pendurada em uma corda amarrada a uma coluna de tijolos, por volta das 16h.

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e, após realizar diligências, prendeu um jovem que seria comparsa do menor. Segundo informações preliminares da polícia, ele teria assumido, inicialmente, a autoria do crime, mas voltou atrás após ser levado para a delegacia da cidade, alegando que o adolescente teria sido morto por outros dois comparsas que residem em Santaluz. Entretanto, o jovem não havia revelado a identidade dos suspeitos até a publicação desta reportagem e permanecia detido.

A polícia espera que ele forneça informações que ajudem a descobrir as circunstâncias do crime. O corpo da vítima será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Senhor do Bonfim.

Notícias de Santaluz

BAHIA: TJ-BA REALIZA MUTIRÃO PARA ALIVIAR SUPERLOTAÇÃO EM PRESÍDIOS BAIANOS


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai organizar um mutirão para reavaliar os processos de 6.682 presos provisórios do estado, como medida para diminuir a super lotação nas penitenciárias baianas. De acordo com a presidente do TJ-BA, Maria do Socorro Barreto Santiago, a maioria dos detentos aguarda por resultados de recursos dos processos e já passaram pelo menos por uma audiência de custódia.

Treze juízes vão trabalhar na ação, que foi sugerida durante a reunião entre os presidentes dos tribunais de justiça do país e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A intenção, além de aliviar a atual lotação nos presídios, é melhorar a crise penitenciária do estado. O mutirão acontece até o dia 20 de abril.

Metro1

EDUCAÇÃO: INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM NA TERÇA-FEIRA


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções. A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Agência Brasil

FIQUE POR DENTRO: FRAUDES NÃO ACONTECEM APENAS EM GRANDES EMPRESAS

Maiana Santana
A Revista VISÃO JURÍDICA, da Editora Escala, Edição nº 124 traz interessante matéria sobre o envolvimento de pequenas e médias empresas em algum tipo de fraude, afirmando que 60% dessas empresas que chegam à falência cometeram fraudes.

A matéria faz referência ao professor de História da Universidade Estadual de Campinas (SP), Leandro Karnal, autor de vários livros e que tem sido destaque nas discussões mais inteligentes que se propagam pela internet sobre o caráter do brasileiro.

Karnal tem observado que as pessoas têm substituído o culto do “Papai Noel e do Colelhinho” (isto é, o culto da crença na bondade, na solidariedade, no comportamento ético), pelo culto da corrupção isolada, pela qual apenas alguns poucos agentes da sociedade seriam corruptos, quando na realidade, segundo sua observação, a corrupção tem ocupado escala bem maior de pessoas, citando alguns exemplos: dirigir pelo acostamento; comprar recibos de despesas para abater no imposto de renda; obter atestado médico falso para si ou para um filho, entre outras práticas bastante comuns.

Barry Wolfe, advogado britânico, titular da Wolfe Associetes, que está radicado no Brasil há mais de 23 anos, especialista em investigação de fraudes e criação de políticas de governança empresarial, objetivando evitar desvios éticos, atuando no mercado de compliance (conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer), portanto, atuando com vigor no combate à corrupção, numa de suas recentes palestras, segundo a Revista Visão Jurídica, listou 10 (dez) indicadores considerados surpreendentes sobre desvios corporativos no Brasil.

Wolfe, ao listar esses indicadores, reproduzidos na matéria citada, demonstra em cada um deles, que a corrupção não é fenômeno isolado e que para evitá-la pode ser menos complexo do que nos parece. São os seguintes:

1. O medo de represálias explica porque poucos funcionários denunciam falcatruas: 65% dos fraudadores tem status de gerente ou diretor.
2. Há o fator de identificação com o fraudador: 7 em cada 10 corruptos corporativos estão no auge da vida profissional, na faixa dos 36 a 55 anos, o que dá a eles aura de modelos bem-sucedidos.
3. Interessa à empresa saber que a estão usando para ilícitos? Sim, mas em termos: a maior parte das firmas brasileiras não têm canais protegidos de denúncia – e várias os têm no formato “para inglês ver”, isto é, no “faz de conta”.
4. Não fosse essa precariedade de canais, as empresas seriam mais éticas: 50% dos golpes desvendados o foram via dispositivos seguros de denúncia.
5. E há o paradoxo do cadeado em porta arrombada: 83% dos empreendedores brasileiros só investem em prevenção após a descoberta de um caso de corrupção em casa.
6. Um mito que dificulta a ética corporativa é o de que colega não dá golpe em colega. Dá sim: 60% dos roubos são feitos por funcionários.
7. Outro mito é o de Santo de Casa. O santo pode não ser certinho assim: em metade dos casos de corrupção que incluem um funcionário, o corrupto tem mais de 5 anos de empresa.
8. Uma coisa é certa: corrupto gosta de bando. Só 1/3 dos desvios corporativos é realizado individualmente.
9. Quando fraudadores se unem em quadrilha, mais de 50% dos membros são externos à empresa prejudicada.
10. E a noção de que só as grandes companhias são corruptas é mesmo falsa: 60% DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FALIDAS ESTIVERAM ENVOLVIDAS EM ALGUM TIPO DE FRAUDE.

*Maiana Santana é advogada, especializada em Direito Público, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba), Salvador (Ba) e Brasília (D.F.). site: www.santanaadv.com/ E-mail: maianasantana@santanaadv.com